Arte
06.01.2025
Construção Civil

Planta De Apartamento: O Que Seria Um Apartamento Na Planta

Planta De Apartamento: O Que Seria Um Apartamento Na Planta

Você sabe o que é uma planta de apartamento? Ou melhor, você sabia que é possível (e mais barato) comprar um imóvel na planta? Se você quer realizar o sonho da residência própria, mas está desanimado com os preços do mercado, essa é uma ótima forma de economizar e ter o seu cantinho do jeito que sempre quis.

Neste texto, explicaremos o que é o projeto de apartamento, o que é uma residência na planta e por que esse tipo de imóvel costuma ser mais barato do que outras opções. 

Veja também, ao final do texto, alguns empreendimentos que separamos para você!

O que é a planta de apartamento?

A planta de um apartamento é, basicamente, o mapa do imóvel. Você provavelmente já viu um desenho com a representação dos cômodos, parede, portas e janelas quando está pensando em comprar ou alugar uma propriedade: essa é a planta.

Seu papel é mostrar como o espaço é distribuído, ajudando você a entender onde ficará a sala, os quartos, cozinha, banheiros e demais cômodos que compõem o espaço.

Existem dois tipos de mapas de apartamento: a planta baixa e a planta humanizada. 

A planta baixa é aquele desenho mais técnico, com medidas e detalhes exatos, geralmente em preto e branco. Já a versão humanizada é mais amigável, colorida e bonita, feita para quem não entende muito de arquitetura. Ela também dá uma ideia mais realista de como a residência vai ficar após decorado, com os móveis, cores e até objetos em seus lugares.

Além disso, ver o projeto ajuda muito na hora de planejar os móveis, pois você já conseguirá ter uma noção se aquele sofá dos sonhos vai caber na sala ou se a cama vai entrar no quarto, por exemplo.

O que seria um apartamento na planta?

Agora que você entendeu o que é a planta de apartamento, está na hora de você entender o que significa a expressão “imóvel na planta“. Esse é um tipo de residência que ainda não existe fisicamente ou não está construído, mas que já pode ser adquirido.

Nessa situação, a construtora te apresenta o desenho do apartamento, a maquete do prédio e, às vezes, a representação do imóvel decorado para que você tenha uma noção de como ele ficará após finalizado.

Comprar uma residência na planta tem suas vantagens, já que o pagamento costuma ser mais flexível, com parcelas que cabem no bolso até o fim da obra. Outra vantagem, em muitos casos, é que você pode personalizar alguns detalhes do apartamento, como acabamento ou a disposição de alguns cômodos.

Entretanto, como um imóvel ainda não está pronto, é preciso confiar na construtora e ter paciência, já que o prazo de entrega pode ser de alguns anos. Também é muito importante que você verifique a reputação da empresa antes de fechar negócio, para evitar dores de cabeça.

Por que o apartamento na planta é mais barato?

Comprar um apartamento na planta tem muitas vantagens, mas a principal é que o seu valor costuma ser menor do que um imóvel já construído, e isso se dá por várias razões.

Você está financiando a obra

Quando você compra um apartamento que ainda será construído, você está ajudando a financiar a obra. Como a construtora precisa de dinheiro para começar e tocar o projeto, ela oferta preços mais atraentes para atrair compradores rapidamente.

Você comprará algo que ainda não está pronto

Como o apartamento ou casa ainda não existe, você não está comprando algo pronto para usar. Isso significa que é preciso esperar a obra terminar, algo que pode levar anos.

Esse tempo de espera acaba sendo considerado na hora do preço, pois quem compra algo já construído e quer se mudar logo, terá que desembolsar mais dinheiro por conta da urgência.

Você terá menos custos

Enquanto a obra não está concluída, a construtora evita custos que seriam repassados para você, como manutenção e documentação do imóvel, o que ajuda a baratear ainda mais.

Leia também: Como comprar um imóvel financiado? Veja o que você deve fazer

2 opções de apartamentos na planta para você

Aqui na CAPREM Construtora, temos algumas opções de apartamentos na planta para que você possa realizar o sonho da casa própria com muito mais economia e com a garantia de que estará adquirindo uma propriedade de alto nível e excelência. Vamos conhecê-los?

Imperiale

O residencial Imperiale é a definição de sofisticação moderna: com opções de 91 m² e 183 m², você pode escolher ter dois ou três dormitórios, com duas ou três vagas na garagem.

A obra está localizada na Rua Helena de Oliveira, ofertando lazer completo, incluindo:

  • academia;
  • quadra de tênis e futebol;
  • brinquedoteca;
  • espaço gourmet;
  • espaço pet.

Você encontrará um equilíbrio de conforto e praticidade, sendo uma opção perfeita para quem quer morar com tudo à mão com um toque de requinte.

Lagune residencial

Já para quem prefere um contato maior com a natureza e bem-estar, vale a pena conhecer o Lagune Residencial. Ele está localizado em Jaguariúna, na Rua Franco.

A obra traz o conceito de viver em harmonia com o meio ambiente, com apartamentos que variam entre 92 m² a 125 m², com 2 ou 3 dormitórios e até 4 vagas. Opções de lazer não faltam:

  • piscina;
  • sauna;
  • academia;
  • espaço zen;
  • spa;
  • salão de jogos;
  • pista de skate.

Assim, sabendo o que é uma planta de apartamento e quais os benefícios de adquirir esse tipo de imóvel, você pode investir nessa compra para conseguir uma residência de confiança e boa qualidade por um preço mais abaixo do mercado. Entenda em mais detalhes as vantagens de comprar um imóvel no lançamento e programe-se para realizar seu sonho da casa própria!

Arte