Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros e com as novas formas de negociação impostas no país, tem ficado cada vez mais possível realizar essa meta. Optar por financiar imóvel pode ser uma forma mais fácil de concretizar o seu desejo de moradia.
Hoje vamos mostrar o que é preciso para adquirir um financiamento imobiliário. Continue lendo o artigo para tirar todas suas dúvidas.
Simulação para financiar imóvel
Antes de se comprometer com um contrato é importante que você realize uma simulação de financiamento. Esse processo pode ser realizado pela internet em diversos sites, nos bancos públicos ou nas sedes das incorporadoras, como a Caprem.
Caso você deseje optar por programas de facilitação como Minha Casa Minha Vida, vamos te dar mais detalhes à frente. Acompanhe!
Renda e documentos necessários
As exigências de renda variam de acordo com a financiadora, porém os bancos e empresas costumam prezar por famílias que possam arcar com o valor de parcelas até 30% de suas rendas. Essa medida é tomada para diminuir o risco de inadimplência nas operações financeiras.
Quanto a documentação necessária para o financiamento, podem ser pedidos documentos de identificação oficiais, comprovantes de endereço e renda. Certidão de casamento para os casais. Para aqueles que pretendem usar o FGTS para quitar valores, é preciso apresentar os extratos originais atualizados.
Análise de crédito
Esse passo é fundamental para a realização do seu sonho. É neste momento que seu perfil e documentação vão ser analisados para financiar imóvel. O tempo de análise varia de acordo com a instituição que está negociando com você. A aprovação depende da coerência entre a sua renda e perfil de consumo e o valor do imóvel pretendido. Por isso, mantenha-se com a organização financeira em dia.
Para aqueles que desejam optar pelo programa do governo, Minha Casa Minha Vida, a renda familiar deve se encaixar em até R$9.000,00 e o financiamento pode ser obtido por bancos públicos como a Caixa Econômica. Porém, é terminantemente proibido o uso posterior do imóvel para usos que não sejam para sua própria moradia.
Avaliação do vendedor e imóvel
Após a aprovação para financiamento da sua documentação é necessário conferir os documentos referentes ao imóvel e vendedor. Informações como CNPJ, registros, certidão negativa de débito do imóvel e o mais importante: número de matrícula.
Vistoria do imóvel
A instituição que concederá o financiamento provavelmente exigirá um laudo de vistoria comprovando as condições básicas de habitação no imóvel. Essa avaliação é realizada por um engenheiro credenciado e, após a aprovação, a sua negociação poderá seguir sem problemas.
Negócio fechado!
Agora basta conferir todos os argumentos do contrato, contratar um seguro habitacional obrigatório e fechar negócio! Financiar imóvel é a opção mais viável para famílias que conseguem poupar um valor inicial interessante para a realização do seu sonho. Esse passo pode acelerar a quitação das parcelas, diminuir o tempo de parcelamento e garantir melhores condições e menores juros.
Agora que você já sabe o que é necessário para financiar imóvel, confira os empreendimentos imobiliários da Caprem !