Em meados deste ano, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças nas regras do Minha Casa Minha Vida, programa que, desde 2009, facilita o financiamento a famílias que têm o sonho do imóvel próprio. As mudanças buscam facilitar o financiamento e aumentar o teto de valores que as famílias podem atingir. Para entender melhor essas mudanças, batemos um papo com a Brenda Garcia, aqui do nosso setor de crédito.
Introdução ao Minha Casa Minha Vida (MCMV)
- Como as famílias brasileiras serão afetadas pelas mudanças das regras do Minha Casa Minha Vida?
- As novas condições de financiamento visam beneficiar famílias com renda até R$ 8.000,00. Tivemos também o aumento do teto para o financiamento nessa modalidade e uma redução nas taxas de juros. Isso abre um leque maior de opções para os clientes.
Elegibilidade ao programa
2. Os critérios para aderir ao programa mudaram?
- Sim, as novas regras exigem que a família interessada tenha renda familiar mensal de até R$ 8.000,00 e não possua outro imóvel em seu nome.
- E em relação à renda que deve ser especificada, é preciso comprovar de que formas? E em caso de ser autônomo?
- Para clientes do regime CLT, a renda deve ser comprovada através de holerites, contracheques e declaração de Imposto de Renda. Em caso de ser autônomo, a renda pode ser comprovada também através de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e movimentação bancária.
- Os beneficiários do programa conseguem financiar até quanto do valor do imóvel?
- O percentual para financiamento é de 80% do valor do imóvel. Porém, esses valores estão sujeitos a análise da capacidade financeira comprovada pelo cliente.
- Existe limite de idade?
- Sim, o cliente precisa quitar o financiamento até completar 80 anos. Nesse caso, ele precisa adquirir o imóvel com um prazo de 120 meses, visto que é o prazo mínimo para financiamento imobiliário.
Tipos de unidades
6. Além de casas e terrenos, é possível também financiar apartamentos em condomínios residenciais?
- Sim, desde que seja destinada a residência pode ser apartamento, casas e terrenos.
Dicas para solicitar o MCMV
7. Tem alguma maneira de garantir o sucesso do meu financiamento pelo MCMV?
- Para obter um bom financiamento, é necessário se planejar financeiramente, evitando comprometimentos financeiros, como empréstimos, financiamento veicular, entre outros.
- Solicite a ajuda de um profissional. Um profissional especializado pode te ajudar a entender as regras do programa e a preparar a documentação necessária para a solicitação do financiamento, além de verificar as melhores opções que se adequam à sua necessidade.
Gostou desse conteúdo e das nossas dicas, e quer dar um passo adiante no seu sonho do imóvel próprio? Entre em contato com nosso time de vendas e fale com um de nossos corretores. Temos um empreendimento certo para você.