O conceito de casas inteligentes, ou smart homes, vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. E não é para menos, já que a implementação de tecnologias avançadas oferece mais praticidade e conforto para o lar.
O que muita gente ainda não sabe é que montar uma casa inteligente pode ser bem mais simples do que pode parecer.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender como funcionam as casas inteligentes e como transformar o seu lar em uma smart home!
H2: O que é uma casa inteligente?
São chamadas casas inteligentes aquelas em que os ambientes são equipados com dispositivos tecnológicos conectados na internet. Esses dispositivos avançados podem ser controlados à distância por meio de comando de voz ou via smartphone.
O objetivo da casa inteligente é oferecer mais praticidade e comodidade aos moradores, além de também trazer mais segurança para o lar.
Para isso, é possível conectar soluções inteligentes para automatizar e controlar desde portas, luzes e eletrodomésticos até câmeras de segurança. O resultado são atividades do dia a dia mais fáceis e eficientes, transformando o seu lar em uma verdadeira casa dos sonhos.
H2: Passo a Passo para Transformar sua Casa em uma Smart Home
Sabendo o que é e as vantagens de uma casa inteligente, confira agora como fazer para adaptar o seu lar a esse conceito.
H3: Defina seus objetivos
Em primeiro lugar, é essencial avaliar quais são as suas necessidades e da sua família. Essa etapa é essencial para que seja possível definir os objetivos e planejar o investimento.
É possível, por exemplo, investir em segurança, praticidade ou eficiência energética. Após definir as suas prioridades, busque as soluções tecnológicas com as funcionalidades desejadas.
H3: Escolha um ecossistema
A próxima etapa é escolher um ecossistema, ou seja, um dispositivo capaz de fazer a integração com os outros aparelhos e que seja compatível com a sua casa.
Alguns exemplos nesse sentido são os assistentes virtuais Amazon Alexa, Google Home e Apple HomeKit. Esses aparelhos permitem centralizar as rotinas, de modo que as atividades de comandos sejam controladas em um só lugar.
H3: Comece pelos dispositivos essenciais
Uma boa dica para aderir ao conceito das casas inteligentes é começar com a instalação dos comandos mais úteis para os seus objetivos.
Nesse sentido, você pode utilizar soluções como luzes inteligentes nos quartos, corredores e garagem, assistentes de voz e câmeras de segurança nas áreas externas e internas.
H3: Automatize processos
Para fazer a automação residencial, comece conectando e configurando os dispositivos ao aplicativo do seu assistente virtual.
Isso acontece com o pareamento dos dispositivos wi-fi, de modo a integrá-los à assistente virtual. Em seguida, crie rotinas e automações, programando as luzes para acender automaticamente ao pôr-do-sol, por exemplo.
Programe também os sensores de movimento, ajuste o termostato para ligar antes que você chegue em casa, entre outras funcionalidades.
H3: Expanda sua automação conforme a necessidade
Conforme você e sua família utilizam as funcionalidades que foram instaladas e automatizadas da sua casa inteligente, podem fazer ajustes de acordo com as necessidades.
Com o tempo, você também pode considerar instalar outros dispositivos para ampliar o leque de possibilidades que as casas inteligentes têm a oferecer. A boa notícia é que as smart houses permitem o acréscimo de componentes de forma flexível e escalável.
Dessa forma, é possível adaptá-la sempre que você desejar, de modo a tornar o seu lar cada vez mais prático e automatizado. Algumas dicas para implementar na sua casa inteligente são:
- fechaduras inteligentes: ideal para quem costuma esquecer de trancar a casa ou deseja dar acesso temporário para hóspedes e visitantes;
- câmeras de segurança inteligentes: oferecem o recurso de detecção de movimento e possibilitam o monitoramento a distância;
- cozinha inteligente: acionamento programado de cafeteiras, fornos e panelas elétricas à distância;
- sistema de irrigação inteligente: sensores para avaliar a umidade do solo e clica, irrigando automaticamente. Isso ajuda a evitar o desperdício de água, o que faz com que essa seja também uma dica de sustentabilidade;
- controle de cortinas e persianas: permitem abrir ou fechar apenas com um toque no smartphone, além de regular a entrada da luz.
H2: Casa inteligente: aproveitamento de espaço
Ter uma casa inteligente também passa por saber como aproveitar bem os espaços. Afinal, o objetivo desse conceito é trazer mais praticidade aos seus moradores, otimizando cada ambiente para tornar a rotina mais produtiva.
Isso pode ser ainda mais fácil para quem mora em um condomínio de alto padrão, onde estão disponíveis facilidades compartilhadas, como espaço de trabalho ou lavanderia coletiva.
Desse modo, não há a necessidade de contar com esses espaços dentro de casa, contribuindo para a melhor distribuição e uso dos espaços.
Como vimos neste post, é possível começar com um projeto mais simples, implementando os dispositivos de acordo com as suas prioridades. Com o passar do tempo, você pode ter um lar totalmente inteligente e automatizado.
Aproveite para aumentar seus conhecimentos lendo também o nosso artigo sobre o que é considerado um apartamento de alto padrão.