Quando você pensa em um carro elétrico, imediatamente vem à mente aquela imagem futurista que víamos nos filmes e desenhos animados: um carro que não usa gasolina, que se locomove de forma diferente ao “tradicional” que conhecemos desde sempre. Para não restar dúvidas e ajudar você a ficar por dentro das tecnologias atuais, vamos explicar o que você precisa saber sobre carros elétricos. Continue essa leitura e descubra!
O que são os carros elétricos?
Como o nome diz, carros elétricos são movidos a eletricidade. Esses tipos de carros foram desenvolvidos com a intenção de ser uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis (recursos naturais não renováveis como o petróleo, gás e carvão), muito além do que “só” a economia que se têm ao adquirir um carro desse tipo. Isso porque o dono não precisa gastar uma fortuna em gasolina, álcool ou gás. A economia no bolso vai além, pois esses tipos de carro não emitem gases poluentes o que os torna muito menos danosos ao meio ambiente.
![]()
Como funcionam esses carros?
Carros elétricos funcionam por meio de corrente elétrica, ao contrário dos carros convencionais, que funcionam pela queima de combustível fóssil.
O mecanismo dos carros elétricos depende de quatro componentes:
- A bateria, que armazena a energia elétrica utilizada para fazer o carro funcionar.
- O inversor que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução.
- Motor de indução: Ao receber a energia, a eletricidade aciona os mecanismo do motor, fazendo com que as rodas girem e o carro se mova.
- Sistema de recuperação de energia: Esse sistema permite que a energia do carro seja melhor aproveitada, se tornando uma vantagem adicional e econômica, tornando, por exemplo, a aceleração do carro mais leve, sem ruídos incômodos.
Como e onde carregar um carro elétrico
Existem eletropostos especializados, aparelhos e até condomínios que já têm essa tecnologia instalada para seus moradores.
A bateria de um carro elétrico também pode ser carregada por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, que demora até 20h para ser completa. O que talvez não valha muito a pena levando em conta o gasto altíssimo de energia que você terá. Já os aparelhos carregadores de parede completam o carregamento em até 4h.
![]()
O mais em conta mesmo, são os eletropostos especializados em carregamentos rápidos que fazem a recarga em cerca de 40 minutos.
Quanto a quilometragem, varia de cada veículo, onde dependendo da capacidade da bateria (kWh), uma recarga pode durar de 200 km a 350 km.
O que você precisa conhecer: Condomínios com postos para carregar carros elétricos
Imagina morar no interior de São Paulo, tendo um carro elétrico para ir e vir com a tranquilidade de ter um posto para carregamento do seu carro no condomínio que você mora.
Como sempre acompanhando e levando tendências e novas tecnologias em seus empreendimentos, a Caprem Construtora incluiu no projeto de três dos seus novos empreendimentos, postos para carregamento de carros elétricos. Os novos empreendimentos estão localizados em 3 diferentes cidades de São Paulo, sendo eles o Leven Residencial, Alto do Frezzarin e Boulevard de Rose.
Além dos pontos de carregamento, os condomínios contam com estrutura completa, para proporcionar aos moradores tudo o que é preciso para viver bem, com sofisticação, tecnologia e, claro, bem-estar.
São projetos que agregam não só para quem quer morar, mas também para investir, levando em conta a modernidade, localização e tudo o que os empreendimentos entregam.
Para saber mais sobre esses projetos, acesse o site oficial da Caprem Construtora e fale com um dos corretores Caprem.