Na hora de escolher um apartamento para comprar existem tantos sentimentos envolvidos que é fácil deixar que alguns erros aconteçam. Mesmo sabendo que esse investimento requer atenção redobrada, alguns descuidos ainda acontecem e podem gerar bastante dor de cabeça no futuro.
Quer conhecer os erros mais comuns que os compradores cometem ao adquirir um imóvel? Então, confira a lista que preparamos e tome cuidado para que não aconteçam com você!
1. Menosprezar taxas e impostos
Ao escolher um apartamento para comprar não é só o valor da entrada e do financiamento que devem ser levados em conta. Porém, mesmo sabendo disso, algumas pessoas menosprezam as taxas e impostos que acompanham a venda do empreendimento e não se programam para gastar, em média, 5% do valor do imóvel a mais.
Quando o empreendimento já foi construído, é preciso se planejar para pagar ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), condomínio etc.
Agora, quando o imóvel ainda está na planta, além da ITBI, também há gastos cartorários, despesas com escritura e registro e, também, com a variação do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).
2. Assinar o contrato de compra e venda sem ler ou entender
O contrato é a principal garantia dos compradores ao adquirir um imóvel. Por isso, não dá para assiná-lo sem ler ou sem compreender cada uma das cláusulas descritas no documento. Porém, isso ainda acontece.
Quando assina o contrato, você está se comprometendo perante a lei a tudo o que foi especificado no documento. Portanto, leia! Peça uma cópia para ler em casa com calma – afinal, você tem até sete dias para desistir de qualquer compra – e pergunte sobre qualquer item que não tenha entendido.
3. Não pensar nos gastos para a mudança
Depois de comprar um apartamento vai chegar a hora de se mudar, mas muitas pessoas não pensam nos gastos que terão nesse momento, seja o imóvel novo ou usado.
Se você tiver adquirido um apartamento novo, provavelmente, ele só virá com piso na cozinha e no banheiro e com azulejo apenas nas áreas molhadas. Sendo assim, os gastos com revestimento são certos, além disso, você pode querer pintar as paredes, fazer texturas etc.
Agora, se o imóvel for usado, você pode querer reformá-lo, colocando pisos e azulejos que sejam do seu gosto e pintar os cômodos da forma que te agrada. Além disso, talvez seja necessário fazer alguns reparos.
4. Não pesquisar sobre a construtora ao escolher um apartamento para comprar
Não consultar a credibilidade da construtora antes de escolher um apartamento para comprar é um dos erros mais comuns por parte dos compradores e, por conta disso, nesses casos, é comum a falta de respaldo por parte da empresa e a entrega de imóveis com acabamentos mal feitos e até com problemas estruturais.
Para não deixar que isso aconteça com você, pesquise sobre a reputação da construtora, converse com os vizinhos se o empreendimento já estiver pronto e cheque a qualidade dos acabamentos.
Agora que você já conhece os erros mais comuns na hora de escolher um apartamento para comprar, está na hora de dar o primeiro passo. Para isso, saiba como economizar dinheiro para adquirir seu imóvel e realize esse sonho!
Continue acompanhando as dicas aqui no blog e conheça a Caprem, uma construtora com mais de 14 anos de história que pode te ajudar a comprar o apartamento ideal